resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Mitologia Nórdica


Olá Leitores!

Páginas: 288 |Editora: Intrínseca |Autor: Neil Gaiman |Ano: 2017

Neil Gaiman é um escritor fantástico e em mais uma obra pude comprovar o quanto gosto de sua escrita. Desta vez ele se arriscou escrevendo Mitologia Nórdica, que fala justamente sobre os deuses nórdicos, sua história, desenvolvimento e etc. No início, o autor explica, em seu prefácio, que a obra é para resgatar muitas coisas que foram perdidas ao longo dos anos sobre a mitologia.

O livro é dividido por capítulos e posso afirmar que eles também são pequenos contos. A princípio imaginei que seria uma história maçante, bem parecido com aqueles livros que encontramos quando crianças, e que contam as histórias sobre deuses sem tantas emoções e onde o enredo se torna fraco. Aqui, os contos são pequenas histórias sobre determinados deuses, suas façanhas e sua criação.

A forma como Gaiman dá voz aos deuses, nos faz vê-los como personagens com uma história para contar. Essas histórias são postas em cada conto e no final todos eles complementam uns aos outros. Os contos são curtos, e o livro não é tão grande. É de se espantar que caiba tanta história aqui. Mas isso é o que nos chama atenção. Gaiman nos mostra um pouco sobre a mitologia nórdica em poucas páginas e nos deixa satisfeitos com o conteúdo.


A imagem que eu tinha dos deuses nórdicos era modesta. O pouco da mitologia que consegui adquirir conhecimento ao longo dos anos se aplicava somente aos três deuses mais famosos: Thor, Odin e Loki. A origem deles é comentada na obra, assim como algumas características de cada um. Thor, que eu conhecia apenas como deus do trovão, é também o defensor de Asgard e um deus não tão inteligente. Algumas características dele conheci aqui mesmo no livro e até me diverti em algumas ocasiões.

Loki, que sempre imaginei astuto, tem um quê maligno em suas ações e como o autor diz, ele é "complicado". O livro nos mostra o início de tudo e também o tão temível Ragnarök. O acontecimento que será o fim de tudo é escrito de forma rápida, assim como os outros contos.

Gaiman pontua em diversos partes sobre a influência da mitologia em nossa cultura. Frases como "e é por isso que temos isso hoje em dia" é comum e também remete a como antes vários povos explicavam variações de clima ou acontecimentos em geral por meio da mitologia. A influência não é somente aí. Vemos como os deuses asgardianos inspiraram até mesmo os dias da semana.

Este foi o primeiro livro que li sobre o assunto, e confiei na escrita de Gaiman, que não decepcionou, para me apresentar a esses deuses e a essa nova cultura. É uma viagem muito interessante. A mitologia é claramente vasta e é perceptível que o autor escreveu de forma simplista para nos auxiliar a conhecer tudo isso.

A obra conta com um glossário sobre os deuses e termos da mitologia. O glossário fica no final do livro e se você não quiser spoiler, não recomendo  visitá-lo antes de finalizar a leitura.

ADQUIRA A OBRA NA AMAZON:

4 comentários:

  1. Amei a sua resenha, a capa desse livro está sensacional, linda demais. Não costumo ler histórias assim, mas essa me chamou atenção! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Leyanne,

    Eu gosto muito da escrita do Gaiman e seu jeito de narrar suas histórias.
    Eu já estou de olho nesse livro, pois acho o tema interessante demais.
    Depois da sua resenha, com certeza vou querer conferir a obra.


    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leyanne como vai? Eu particularmente acho a mitologia nórdica bastante interessante. Já li vários livros sobre o Loki e o acho sensacional. Esse livro aí que você resenhou não li, mas pela sua empolgação me parece ser um livro excelente, até pelo fato de ser escrito pelo Neil Gaimam. Adorei sua resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leyanne

    Ao contrário de você, não gosto da escrita do autor. E como também não curto mitologia de nenhuma vertente, este não é um livro que eu leria. Mas que bom que para você foi uma boa leitura.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]