resenhas

[Resenhas][slideshow]

5 Motivos para ler Cores Vivas


Olá Leitores!

Cores Vivas é um livro que busca nos transmitir uma mensagem linda e importante através de suas páginas. É uma leitura que posso considerar extremamente necessária por diversos aspectos e cheia de temas importantes discutidos. Trouxe alguns motivos, que me agradaram e me chamaram atenção, para convencê-losa ler o livro o quanto antes. 

A LUTA PARA O FIM DO RACISMO

O livro foca no racismo. É um assunto muito falado, porém ainda existe em grande quantidade. Infelizmente a história é um retrato do que pode ser a nossa realidade, e fala sobre quando a avaliação da  polícia é diferenciada quando envolve pessoas negras. A injustiça é o que mais ronda durante o livro, por ser algo tão próximo da realidade, que poderia ser mudado em medidas simples. A obra serve de alerta para nos conscientizar e transformar a história em só um exemplo, e não em casos reais.

DIÁLOGOS INFORMAIS

O livro possui diálogos informais por ser protagonizado por um adolescente negro e que carrega algumas características de pessoas da mesma idade, como gírias, mensagens abreviadas, falas curtas e palavras com significados diversos. A autora recria tudo isso para dar voz ao personagem e mostrar como é realmente diálogos entre adolescentes. Isso facilita a assimilação quando imaginamos a imagem que a autora quer passar sobre seus personagens e como isso impacta em toda a situação a que o livro se refere.


REFERÊNCIAS GEEK E SCI FI

Como adolescentes geralmente gostam de assuntos nerds, há diversas referências ligadas a isso. Os Vingadores e outros super heróis são constantemente citados, e até mesmo Isaac Asimov e suas obras. Para quem gosta do assunto, é muito bom ler o livro e encontrar referências do gênero. Elas caracterizam ainda mais como o protagonista é e nos faz nos colocarmos em seu lugar em alguns momentos, justamente por compartilharmos as mesmas paixões geeks.

REPERTÓRIO MUSICAL

O protagonista sempre teve um incentivo enorme, vindo de seu falecido pai, referente a música. Ela está em todos os momentos em que ele, Marlon, precisa de ensinamentos, direção ou definir quem é. A obra nos deixa claro que a música pode mudar a vida das pessoas e também moldá-las. Marlon possui um grande repertório musical e podemos até mesmo fazer uma playlist com todas as músicas maravilhosas que ele nos apresenta.

AUTORA NEGRA

Patrice Lawrence, autora de Cores Vivas, é uma autora negra que escreve sobre um garoto negro. Só por esse motivo em especial recomendo bastante a leitura, e os outros motivos podem ser considerados um brinde. A autora escreve perfeitamente e nos prende do início ao fim em sua  trama. Autoras negras precisam de destaque tanto quanto qualquer outra e esse é um livro ótimo para iniciar a reconhecer isso.


VEJA A RESENHA DE CORES VIVAS AQUI.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

3 comentários:

  1. Oi Ley, eu não li, mas uma colaboradora leu e teve certa dificuldade com a linguagem. Eu acho que não me incomodaria e achei o tema excelente! Sem contar a edição que é linda!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Uau, essa edição está a coisa mais linda. Fiquei curiosa para conhecer esse livro! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leyanne como vai? Não li este livro, mas certamente é um livro que me agradaria se eu o ler. Adorei sua indicação. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]