resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] O Médico e o Monstro e outros experimentos


Olá Leitores!

Páginas: 352 |Editora: DarksideBooks |Autor: Robert Louis Stenvenson | Ano: 2019

Tive uma surpresa grande quando enfim abri o exemplar de O Médico e o Monstro e outros experimentos e me deparei não só com a obra O Médico e o Monstro, e sim com outros contos do autor como bônus. O livro é um tributo perfeito e mostra um carinho genuíno pelo autor.

Separado por algumas categorias, os contos possuem uma natureza mais realista e outros um tanto sobrenatural.  Esta leitura foi meu primeiro contato com o autor, portanto não sabia o que esperar. Demorei um pouco para gostar da escrita, ela tem um estilo bem clássico mesmo, com frases enigmáticas e poucas explicações para alguns acontecimentos.


Admito que de início, já vi que o autor tem uma sacada muito inteligente do que vai comentar. Em todos os contos, seu objetivo é trabalhado com detalhes, para enfatizar o que quer dizer. Não entendi o motivo de alguns contos não me prenderem tanto, mas compreendo que nem toda  obra funciona com todos.

Eu estava mesmo ansiosa para ler o famoso O Médico e o Monstro, e esse nunca chegava... Ele estava bem no final da obra, como o último conto a ser lido. Foi ele que me motivou a ler os outros mais rápido haha. O conto O Médico e o Monstro é pequeno, com pouco menos de 100 páginas, então assim que li e vi que estava gostando, avancei bem rápido a leitura.


Terminei ele em poucas obras e de todo o livro, O Médico e o Monstro foi o que mais se destacou na minha opinião. Ele conta a história de um dr Jekyll, que é um homem velho e que se vê com a vida ligada com um tal de Sr Hyde, que parece ser o próprio mal encarnado.

Os dois são relativamente próximos e ninguém entende o motivo de Jekyll proteger tanto Hyde, já que ele se assemelha a um monstro. Esse é um mistério que deixa o leitor ávido por querer saber qual segredo está escondido ali. O Sr Hyde é o grande motivo de estarmos tão curiosos.

Ele é uma pessoa ruim, mas não tem nada de sobrenatural nele. Tudo o que faz, são maldades humanas, o que o torna muito assustador. O segredo revelado é algo que merece muito reconhecimento do autor, por escrever algo sobre isso em uma época com poucos estudos.


E isto evidencia o quanto o autor foi inteligente em querer escrever algo assim e obter êxito e sucesso. O livro todo consta com ilustrações, bem detalhadas e com aparências macabras. O Médico e o Monstro possui algumas coisas da qual não gostei tanto, como a forma vaga de explicar assuntos que ele passa a obra toda desenvolvendo, ou a linguagem mais formal, o que não posso reclamar, pois entendo que a obra é de uma época diferente.

Contudo, querendo ou não, a linguagem deixa a obra um pouco arrastada. No fim da edição, há um apêndice, falando mais sobre o autor e algumas fotos dele em diversos lugares e anos. Foi um extra maravilhoso, deu para conhecer mais sobre ele e entender mais a cronologia.

3 comentários:

  1. Oi, Leyanne como vai? A capa está lindíssima. Gostei da sua análise e a obra despertou meu interesse em lê-la, pois gosto do gênero. As ilustrações também estão perfeitas. Adorei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Leyanne, tudo bem?
    Adorei as fotos!
    Eu nunca li nada do autor, não é tanto meu estilo, mas claro que conheço um pouco da história do Dr. Jekyll e do Mr. Hyde.
    Que bom que aproveitou a leitura!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Essa editora capricha em todas as edições, né?
    É um dos meus clássicos favoritos e ainda vou ter esse volume lindo na minha estante.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]