resenhas

[Resenhas][slideshow]

Os maiores detetives da literatura


Olá Leitores!

Livros com detetives que roubam a cena estão presentes na literatura a um bom tempo e nós, leitores, gostamos bastante de vê-los em ação. Resolver casos, teorizar, ser feito de trouxa e no final o detetive ficcional resolver tudo como se fosse óbvio é de deixar o leitor embasbacado.

Tenho alguns detetives favoritos e eu, particularmente, adoro ler livro e saber que há um detetive na história. Já vou lendo e sabendo que vou me apaixonar haha.

Sou apaixonada por dois detetives em especial, e decidi falar um pouco deles aqui no post. Os considero os maiores detetives da literatura. Portanto se eu não citar outro, é porque não li, então me perdoem.


C. AUGUSTE DUPIN

Criado por Edgar Allan Poe, Dupin foi o primeiro detetive analítico na literatura. Muitos pensam que outro detetive famoso ocupa esse cargo, mas Dupin foi o primeiro e portanto, influenciou outros autores a criar personagens detetives.

Minha história com Dupin está instrínsecamente ligada ao autor Poe. Gosto bastante dele, então quando me deparei com Dupin sendo escrito por ele, me apaixonei. Poe escreveu somente três contos com o Detetive Dupin. Sua escrita era voltada mais ao terror, ou à melancolia.

Porém Poe não errou ao criar Dupin. Ele é um personagem muito bem desenvolvido e sua mente é admirável. Vemos sua mente trabalhar de modo surreal para a época e até mesmo hoje em dia.

Dupin merece destaque por isso, e eu adoraria ver mais histórias dele sendo lançadas.

SHERLOCK HOLMES

Sherlock precisava estar nessa lista. Considerado o maior detetive de todos os tempos e merecendo esse título, Sherlock possui vários livros de contos e romances. As histórias são casos que ele resolve e por maior ou cansativo que possa parecer, elas possuem um grau enorme de originalidade. São histórias únicas, onde podemos ver a mente de Sherlock trabalhar e se maravilhar em como ele resolve tudo aquilo.

Li Sherlock exatamente depois de ler os contos do Detetive Dupin. Ambos se parecem em alguns pontos, mas não estão relacionados. Nota-se que Sherlock tem independência e não precisa ser atribuído ou comparado com Dupin. Eles são detetives, mas também divergem em outros sentidos.

Há uma pequena menção a Dupin no início do romance Um Estudo Em Vermelho, quando Watson compara a Sherlock a Dupin, e Sherlock simplesmente desmerece o comentário.

Sherlock está dentre os meus detetives favoritos e em todas as suas histórias, é perceptível que merece o posto de melhor detetive do mundo.

HERCULE POIROT

Um detetive criado pela maravilhosa Agatha Christie, contudo não tive o prazer de ler suas obras, ainda. Poirot é considerado um dos maiores detetives da literatura, mas como não li, não posso indicar totalmente. Ele está aqui pela maioria adorar o personagem nos livros, e espero gostar tanto quanto a maioria.

MENÇÃO HONROSA
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um detetive que admiro muito e que não está exatamente na literatura, é o L, um personagem do mangá Death Note.

Essa é uma menção honrosa a ele. L pode ser tão lógico quanto Sherlock, e ainda é dono dois melhores planos possíveis para chegar ao seu objetivo.

É um personagem que nos apegamos pelo carisma e pelo seu modo peculiar de se portar.


16 comentários:

  1. Olá...
    Detetives chamam a atenção de qualquer leitor, né? Eles parecem que tem o dom de cativar o leitor e nos fazer ficarmos preso na leitura kkk...
    Acho que Sherlock Holmes é unanime... todo mundo ama ler!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sherlock Holmes é um clássico, né? Você acredita que nunca li um livro que tivesse detetive? É que sempre leio mais romance. ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ley!
    Eu so conheço o L da listinha e de fato, o CARA É INTELIGENTE PRA CARAMBA. Não é muito o tipo de anime que me prenda, mas o pouco que vi comprovou que de fato ele é inteligente pacas.
    Sherlock, ne, consagrado

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Leyanne como vai? Detetives são sempre vistos pelos leitores como sendo espertos e inteligentes. Dentre os que você citou, destaco o Sherlock Holmes, embora os outros mereçam ser prestigiados. Adorei o post. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Acho que se eu fizesse um post assim,indicaria os mesmos detetives, kkkkkk.
    Temos gostos bastante parecidos pelo visto e quase ninguém se lembra do L. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  6. Oi Leyanne,

    Adoro livros dessa temática e preciso conhecer urgente HERCULE POIROT da Agatha ♥ já sinto que vou adorar!

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi! O Holmes é meu preferido. Ainda que eu também goste muito do Poirot, o Holmes é insuperável. Adorei a menção ao Death Note, um dos meus animes favoritos. Só que eu nunca torci para o L, meu personagem favorito é o Light. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Ai socorro! Eu não sou muito fã de livros de investigação porque sou ridiculamente ansiosa então fico muito tentada a "trapacear" e espiar o final. Porém dos poucos que li, também amo Sherlock e o L de Death Note que marcou a minha adolescência <3

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  9. Olá! Primeiramente obrigada pela visita.

    Bom, apesar de ler livros de suspense e investigação eu nunca li esses clássicos a ponto de até me lembrar dos nomes dos detetives. Nunca tive um favorito pois li livros que são únicos, então a falta de sequencia acabou com que eu deixasse os personagens "de lado". Mas gostei bastante da sua lista.

    Silviane, blog Memento Mori• Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  10. Olá, Leyanne.
    Eu amo o Hercule Poirot e defendo ele sempre hehe. Gosto bastante do Sherlock também, mas como prefiro os livros da Agatha minha preferência é dele hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Leio tão poucas histórias com detetives, nem conhecia a maioria desses que você falou no post. Agora quero pesquisar e conhecer mais :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Detetives são sempre maravilhosos! Amei as suas escolhas.
    Beijos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Adorei conhecer mais de todos mencionados. Adoro o Sherlock.


    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  14. O L coloca os outros três da lista no bolso, tanto na capacidade investigativa quanto no carisma

    ResponderExcluir
  15. Cadê comissário magrait do simenon?

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]