resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Lugar Nenhum


Olá Leitores!

Páginas: 336 | Editora: Intrínseca | Autor: Neil Gaiman | Ano: 2016

Lugar Nenhum é uma obra de fantasia urbana. Ele tem uma história bem inusitada, do tipo que não dá para imaginar sem pensar no absurdo e em como maravilhoso seria se aquilo tudo realmente existisse. Neil Gaiman é um escritor bem conhecido e eu já tinha lido outras obras dele.

Acredito que ele tenha acertado em cheio nos elementos para criar esta fantasia tão cativante. O livro retrata a história de um jovem que vai para Londres por conta de um emprego. Ele então tem uma vida relativamente tranquila e ao mesmo tempo conturbada, como é típico em cidade grande.

Ele está noivo e ao sair para um compromisso, se depara com uma forma esparramada em uma calçada. A forma é na verdade uma garota terrivelmente machucada. Richard a ajuda, mas isso terá consequências enormes.


"Richard já tinha percebido que os problemas são covardes: nunca acontecem sozinhos, sempre andam em bandos e se jogam todos ao mesmo tempo em cima da vítima."
Nota-se então que a garota, que se chama Door, é alguém pouco convencional. Após esse ato de caridade com Door, Richard começa a ter sua rotina terrivelmente alterada. Um dia, após a garota ir embora de sua casa, ele acorda e de repente tudo está diferente. Ele vai para o trabalho e ninguém o nota... Como se ele estivesse... Invisível.


Aquela Londres parece um pouco mais disforme e com elementos diferentes e Richard não sabe como foi parar ali. Ele tenta voltar para sua vida, mas percebe que aquilo pode ter sido efeito do ato de bondade que fez.

Há uma transição notável entre esses dois mundos. Houve uma promessa de fantasia desde o princípio, pequenos elementos e detalhes se fizeram presentes e capazes do leitor se acostumar a essa transição. Gaiman molda perfeitamente essa nova fantasia ao criar um mundo imaginário baseado na própria Londres.


"Meu jovem, entenda uma coisa: existem duas Londres. A Londres de Cima, onde você vivia, e a Londres de Baixo, o Submundo, onde habitam as pessoas que caem pelas brechas do mundo. Agora você é uma delas."
Isso não deixa a história com uma estranheza causada pelo choque da mudança de cenário. Ao fazer Richard ir parar nessa nova Londres "fantástica" e obscura, o autor nos dá um tour sobre o que ela é e quem são os moradores desse lugar.

Tudo é cativante. Vemos mais vislumbres da personagem Door, entre outros. Neil Gaiman também criou vilões marcantes e do tipo clássicos. Duplos capangas com objetivos sérios, porém com meios menos convincentes e um tanto risíveis.


Gosto bastante de ler livros e me deparar com referências pop, entre outras. Lugar Nenhum possui várias delas e grifei cada uma. Há uma subjetividade no livro quanto as explicações dadas por alguns acontecimentos pela parte do autor. Mas isto não me incomodou, pelo contrário, me levou a pensar ainda mais no livro.

A obra é completa, cheia de aventura e uma boa dose de companheirismo. Ri bastante enquanto apreciava a leitura e já indico para quem adora uma fantasia. O final é um pouco esperado, mas isso não tira a satisfação dele.
ADQUIRA O SEU NA AMAZON:

6 comentários:

  1. Oi Leyanne,

    Eu só li um livro da Gaiman e gostei do estilo de escrita dele.
    Preciso me aventurar mais em suas histórias fantásticas e inusitadas.
    Dica anotada!

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu amo a escrita do Neil. ele sabe fazer uma boa fantasia e quero muito ler esse livro. Amei a resenha! Agora tenho mais vontade ainda de ler

    Beijos

    L de Saturno

    ResponderExcluir
  3. Oi Leyanne
    Eu li alguns livros do Neil Gaiman no ano passado e achei muito bons.Porém em 2019 não li nenhum esss ano.
    "Lugar nenhum " é um dos que me chama a atenção dele e parece pela sua resenha parece ser encantador como os outros.

    Otima resenha.beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  4. Oi! Adorei a premissa da obra, já li alguns livros do autor e ele tem uma imaginação fabulosa. Feliz Natal! Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Parece uma obra envolvente e uma história diferente.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Leyanne, que bom que o enredo foi gratificante para vc, eu nunca li nada do autor, só vi algumas adaptações.
    Depois da sua resenha fiquei bem curiosa para ler!

    Beijos Mila

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]