resenhas

[Resenhas][slideshow]

Aniquilação, livro x filme


Olá Leitores!

Geralmente vemos muitos posts sobre o quanto determinado livro é melhor do que a adaptação e o motivo de não fazerem filmes fiéis. Mas estive pensando: e quando a adaptação fica muito melhor que o livro?

Esse não é um questionamento comum, justamente por haver tantas opiniões (inclusive a minha) de que livros são melhores que o filme. A um tempo atrás, quando estreou o filme Aniquilação na Netflix, minha opinião foi mudada.

Assisti primeiro ao filme e depois corri atrás do livro porque se o filme é maravilhoso, tinha em mente que o livro deveria ser ainda melhor. Então li o primeiro volume da trilogia Comando Sul e fiquei me perguntando se eu tinha lido errado. O motivo? Eu não gostei do livro. Achei sem sal, dava poucas explicações. E o filme para mim foi muito completo.

A história é uma ficção científica, e para mim no filme ficou muito bem explicado, todo o contexto, os motivos e tudo narrado de forma perfeita. Enquanto no livro não há nem ao menos nomes para os personagens (foi proposital), e tudo é narrado de forma superficial.

A  ideia do enredo é: Uma bióloga perdeu seu marido quando ele participou de uma missão hiper secreta e ela não soube de mais nenhuma notícia sobre ele. Ao procurar por respostas, ela embarca na mesma missão que ele faz ao sumir, entrar em uma área afetada por algo desconhecido. A área pode ter sido alvo de um cometa, aliens ou qualquer outra coisa.

Um grupo de pessoas é selecionado para fazer parte da missão, o objetivo é coletar amostras e descobrir o motivo de ninguém voltar de lá.

A história é muito original e quando vi o filme imaginei que o livro seria incrível. Não posso criticar o livro como ruim. O erro foi totalmente meu ao assistir ao filme sem ter conhecimento do livro e criar expectativas em cima disso.

Devo acrescentar que se você for ler ou assistir alguma coisa, tenha em mente que ler o livro é a melhor coisa a se fazer primeiro, pois te dá uma noção melhor. Quem sabe o filme será bom ou ruim, mas seu parâmetro é melhor de basear pelo livro, por se tratar do enredo original.

Estive pensando que talvez se eu não estivesse assistido Aniquilação primeiro, teria tido outra visão do filme. O leitor acidentalmente tende a querer que o filme saia idêntico ao livro, mas no meu caso, eu quis desesperadamente que o livro saísse como o filme.

Ainda não me bateu coragem para terminar a trilogia, estagnei ali mesmo no volume 1, mas queria muito continuar algum dia.

E você, já teve alguma experiência parecida? O que achou do filme ou livro de Aniquilação?

3 comentários:

  1. Vi esse filme, ele é cheio de surpresas e entendo pois realmente quando leio um livro espero que tudo no filme seja fiel, aí quando vejo um filme primeiro em geral não leio depois pois sei que vou lembrar sempre do filme rsrs então é entendo.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Já esbarrei com uma adaptação assim. Na maioria das vezes acho injusto os julgamentos contra adaptações. É impossível adaptar linha por linha. Pra mim, se a produção souber interpretar o autor, já vale.
    Esse eu quero muito ler e assistir. Lembro que na época também comentaram bastante de como é melhor mesmo.

    P.S.: Obrigada pela ajuda lá no blog, estou seguindo aqui também.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Que curioso, né? Porque sempre vemos pessoas falando que o livro é melhor que o filme. Mas, entendo os seus pontos de vista.
    Ainda assim quero ler o livro e vou assistir ao filme também, depois volto aqui pra dizer o que achei ;)
    Bjão

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]