resenhas

[Resenhas][slideshow]

Por que temos preconceito com alguns autores?


Olá Leitores!

Esses dias estava no meio de uma conversa sobre autores e ouvi "não gosto desse autor porque ele só escreve romances melosos", e também ouvi "li um livro desse autor e não gostei por isso não vou com a cara dele". Isso já é bem doloroso para mim ouvir, imagine só como se sentiria um escritor no meio dessa conversa.

Refleti um pouco sobre isso e a um tempo atrás eu tinha a mesma ideia sobre alguns autores. Julgava-os conforme boatos, ou livros que não gostei, e as vezes acontecia de julgá-los com base na opinião alheia. Isso é uma atitude ridícula, mas eu não me dei conta na época e isso mudou graças a minha vontade de explorar outros gêneros e tentar ler de tudo um pouco.

A interação com alguns amigos escritores também me fizeram mudar de opinião. Acontece que esse tipo de coisa é normal de se ouvir e acaba por ser involuntário esse tipo de opinião pelo simples fato de ser tão comum. Não basta ridicularizar uma obra. Precisa falar mal também de quem a escreveu.

Em diversos posts já enfatizei a importância de ter em mente que sua opinião é particular e não precisa ser absoluta. Mas começa realmente a ficar chato quando te julgam simplesmente por que você admira algum escritor que não agrada a pessoa. Se você não curtiu o livro, leia outros, se ainda sim não gostou, é porque a escrita do autor não faz seu tipo e há tantas obras para serem lidas que não adianta perder tempo com isso.

O post é principalmente para levar você a se perguntar se mesmo involuntariamente já julgou algum autor com base em futilidades. Tudo bem se um escritor matar um personagem fictício, a não ser que ele mate alguém de verdade, não temos direito algum em nos metermos nisso.

6 comentários:

  1. Oi, Leyanne!
    Sempre procuro ler alguma obra do autor antes de falar que não gosto dele. Aliás, tento mais de uma vez, porque as vezes nós que não estamos muito bem para o tipo de leitura e acaba não sendo legal. Mas já sofri muito por escutar que o que eu leio não é literatura de verdade.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem por aí?

    Olha, há alguns gêneros que não me agradam, mas eu sempre deixo explícito: talvez eu não goste da obra de tal autor porque o gênero não me agrada. Eu compartilho do mesmo sentimento que você... Sabe, distribuir ódio gratuito não é nada bom, além do fato de que muitas pessoas esquecem que aquele autor que criticam e nutrem um preconceito também é um ser humano, com sentimentos etc.

    Parabéns por abordar esse assunto em um post. Adorei o blog, acabei de segui-lo, inclusive. Muito bonitinho e as postagens são ótimas <3
    Beijos.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leyanne

    Isso tudo é uma grande bobagem. Eu só evito um autor quando 1: ele escreve um gênero que eu não gosto, e 2: quando ele faz algo questionável e não se retrata. Fora isso eu dou chance mesmo se já tiver uma experiência ruim com ele.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. como todo preconceito é aquela coisa que nem se conhece direito, pra falar bem ou mal o ideal mesmo é ter lido alguma obra do autor

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sua postagem, sempre vejo as pessoas comentarem em resenhas de livros, coisas do tipo: não conheço as obras, mas não gosto do autor, então não irei ler ou li um livro e odiei, por isso não leio mais nada desse autor. E todos nós temos altos e baixos, as vezes, um livro não foi o auge, mas outro pode ser. Temos que estar sempre abertos para conhecer coisas novas, sem preconceito algum. ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Leyanne.
    Eu não costumo usar as frases citadas, mas já deixei de ler vários autores por experiencias ruins em livros anteriores sim. Mas nem por isso falo mal deles, quem quiser ler que leia. Eu não gosto dos livros do King e do Green por exemplo. Do king já li mais de vinte livros e do Green já li quatro e infelizmente minah experiencias com eles não foram boas. Mas sei que os dois tem milhares de fãs. Assim como amo a Agatha e sei que tem gente que não gosta dela.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]