resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] A SAGA DO BRUXO GERALT DE RÍVIA: A Espada do Destino [Livro #2]

Olá Leitores!

Páginas: 380 |Editora: Martins Fontes |Autor: Andrzej Sapkowski | Ano: 2012

A famosa saga do Polonês sobre o Bruxo Geralt de Rívia fica  ainda melhor em seu segundo volume, com aprofundamentos nas pontas soltas deixadas pelo volume anterior. A leitura ainda foca nos trabalhos de Geralt como bruxo, e também em sua relação com outros diversos outros personagens.

O segundo volume, ainda segue sendo um livro de contos. Ele reúne seis contos, os dois primeiros contam com a participação da Yennefer, o par romântico de Geralt. É impossível não torcer por esses dois, mas o tipo de romance deles é diferente. Eles são bem opostos, mas sentem uma atração forte um pelo outro.

Em certas ocasiões dá uma vontade louca de fazer esses dois se resolverem a força. Sabe um casal que tem tudo pra dar certo, mas fica insistindo em brigar? Dá muita raiva disso, mas é notável que ainda falta algo para os dois resolverem e por isso eles ficam se bicando o tempo todo Esse tipo de romance que o autor nos apresenta é superficial e nada meloso, e visto como segundo plano, mesmo enfatizando a importância de Yennefer para a saga.

O que não senti falta em The Witcher foram a subjetividade dos contos. Os títulos referentes a cada conto tem algo a ver com a história, e não é algo superficial e sim algo extremamente importante. Mas há ocasiões em que o término de alguns contos ficam em aberto e cabe ao leitor interpretar a seu modo.

"A espada do destino tem dois gumes... Um deles é você."
Isso é uma coisa bem comum nos livros de The Witcher, mas realmente prefiro que tudo fique bem explicado. Cada detalhe costuma ter muita importância mais a frente e por isso precisamos nos atentar as  mínimas pistas do autor. Notei mais algumas releituras neste volume, a que mais gostei foi sem dúvida a da Pequena Sereia. The Witcher sempre deixa as releituras bem dark e todas ficam maravilhosas.

Se você leu o primeiro volume da série, notou as diversas pontas soltas nele, principalmente no conto Uma Questão de Preço. Eu estava ansiosa no desenrolar disso. Nele, Geralt promete voltar para buscar a criança surpresa de Pavetta e levá-la consigo depois de seis anos. Neste livro sabemos o que aconteceu sobre essa questão e posso dizer que me surpreendi e amei como a situação foi desenvolvida.

O que constantemente é discutido ao longo do enredo, é sobre a natureza do bruxo Geralt. Ele não é considerado um humano, apesar de agir e viver com um. Geralt passa por várias crises sobre sua  própria natureza, e questiona sobre isso. Associamos isso a seu modo sombrio e sua longa peregrinação em busca de monstros para matar, assim como temos que levar em consideração sua natureza mutante. Mas todas essas mudanças faz dele não humano? Essa foi uma pergunta que me perguntei constantemente fazendo essa leitura.

"Dizem que a morte o segue a cada passo, Geralt de Rívia, mas que você nunca olha para trás."
Os contos foram completos e mesmo com toda a subjetividade, o final nos deu um ótimo gancho sobre o que esperar do próximo volume. Me emocionei nas últimas páginas e senti que estava aguardando por aquele desfecho desde o primeiro volume.
VEJA A RESENHA DO LIVRO ANTERIOR:

ADQUIRA SEUS EXEMPLARES DA SAGA NA AMAZON:

8 comentários:

  1. Não conheço essa série, mas gostei da premissa e vou procurar pelo primeiro volume.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Oie,

    Bom saber que esse livro esclareceu as pontas soltas do anterior. É tão bom quando pegamos uma sequencia que só melhora a história.
    Fica anotada.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oi Leyanne, geralmente me decepciono em livros que contenham contos, mas adorei sua resenha, adorei a capa e adorei o trecho que colocou que diz A espada do destino tem dois gumes... Um deles é você."
    Também gostei da personalidade entre Yennefer e Geralt, vou pesquisar mais sobre o primeiro livro!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  4. Oi Leyanne.
    Espero muito ler essa série porque amo fantasias. Sinceramente, achei genial a proposta dos contos. Espero gostar.
    Amei a resenha
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  5. Olá, Leyanne.
    Lembro da resenha do outro livro e ele não em interessou tanto. Não sei se ia gostar disso de ser contos e não uma história inteira. E também odeio final aberto, sou dessas que goste de tudo explicadinho hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Gosto quando queremos invadir o livro para dar umas sacudidas nos personagens hehehe. Nunca tinha ouvido falar dessa história.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Leynanne,
    Essa série é que vai ser adaptada para a Netflix?
    Não conhecia os livros, se for, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ley!
    Nunca li nada sobre o livro e nem sabia que ia virar serie. Legal. Nao e muito a vibes q eu ando lendo mas que bom q foi algo tao envolvente. Parece interessante.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]