resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Columbine

Olá Leitores!

Páginas: 544 |Editora: DarksideBooks | Autor: Dave Cullen | Ano: 2019

Em 20 de abril de 1999 aconteceu um dos atentados que mais teve repercussão pela quantidade de informações que nos chocam. A Columbine High School foi o alvo dessa tragédia, ela é uma escola situada no Colorado nos EUA. O massacre ocorrido foi feito por dois alunos da instituição, que aparentemente não teria motivos para fazer tal atrocidade. Mas descobrimos que há muito mais por trás disso no livro Columbine.

Quando decidi ler esse livro, imaginei que teria partes pesadas, assuntos que me renderiam péssimas noites de sono, e uma carga emocional imensa para processar. Mas a leitura foi além da minha imaginação e realmente aconteceu. Demorei para finalizar a leitura porque não queria ficar imersa em um assunto tão pesado. O livro é um relato minucioso daquilo que realmente aconteceu no atentato a Columbine. Ele vai além do massacre, explora o que aconteceu com as vítimas, os motivos por trás dos assassinos terem feito isso, entre outras  coisas pouco mencionadas pela mídia.


Me surpreendi pelo relato no livro ser tão completo. Já assisti a documentários com menos informações do que esse livro. O autor reúne um compilado de informações desde o massacre até os dias atuais, totalizando em muitas páginas com o intuito de nos informar detalhes sórdidos do massacre que chocou o mundo em 1999.

Os assassinos Dylan (17 anos), e Eric (18 anos), pareciam adolescente normais, mas o primeiro sofria de depressão e queria morrer, enquanto o segundo era um psicopata e queria matar. Os dois se juntaram e organizaram uma ação para matar praticamente todos os alunos  de Columbine e após isso se matar. Eles já tinham um histórico conturbado envolvendo bombas tubo, porte de armas, ameaças de morte a outras pessoas. Mas tudo isso foi ignorado e considerado "coisas de adolescentes" pela própria polícia.

O caos gerado pelo atentado foi tão grande que ninguém acreditava que dois adolescentes eram capazes disso e por isso foi tão árduo para profissionais encontrarem as verdadeiras razões dos assassinos. Tudo pareceu bem claro, eles queriam matar. O que não sabiam eram suas motivações e como foi o processo para eles se prepararem para isso.

O livro tem uma estrutura para nos apresentar a esses verdadeiros motivos que preciso elogiar. Primeiro conhecemos a história de Columbine sob o olhar geral, depois o autor aprofunda essa percepção de modo que tudo começa a fazer algum sentido para o público. O que também merece atenção, é o fato de haver várias histórias falsas que permeiam o massacre. Essas histórias foram credibilizadas boa parte pela impressa e boa parte por desinformação das vítimas. Isso contribuiu para o massacre tomar um ar de mistério e sua resolução perdurar. O fato de o livro Columbine nos trazer um relato dessas histórias falsas e a desmitificação delas é espetacular.

Para quem já conhece ou para quem ainda não teve nenhum contato com a historia em geral, pode se beneficiar do mesmo modo lendo o relato trazido pelo livro. Algo interessante a destacar, é as várias visões da mesma história. A história do massacre, foi ruim o suficiente, mas e quanto as vítimas e as pessoas assombradas pelo atentado? O livro consegue entrelaçar tudo isso em um mesmo relato e nos possibilita essa visão ampliada de um antes, durante e depois de tudo acontecer.

Muita gente questiona o motivo de não haver fotos para complementar o relato, mas imagino que se somente as páginas repletas de informação já me perturbaram o suficiente, com fotos seria ainda mais difícil de ler. Mas o autor explica seus motivos logo no início da leitura para integrar seus leitores. Não recomendo a leitura para pessoas sensíveis. Ela é extremamente pesada e nos trás sensações que qualquer pessoa pode ser afetada.

O autor trás um relato minucioso sobre a mente dos assassinos e sobre os problemas mentais acerca disso, como psicopatia e depressão. A psicopatia é um problema comum em assassinos em série assim como a falta de humanidade em suas ações. O livro com certeza irá agradar amantes de livros com temas do tipo.



2 comentários:

  1. Oi Leyanne,

    Confesso que não é muito meu tipo de leitura, mas acho super válido para quem gosta do gênero.
    É um livro super interessante para se ler agora no Halloween.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  2. Olá Leyanne :)
    Não conheço o livro, mas assisti ao filme Elephant sobre o massacre e vc tem razão, existe muito mais sobre as motivações dos assassinos do que aquilo que salta à primeira vista. Acredito que este livro explora muito mais as motivações do que o filme.
    Beijos
    Mundo da Fantasia

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]