resenhas

[Resenhas][slideshow]

Dicas para incentivar crianças a ler

Olá Leitores!

A vontade de ler é algo que  fica enraizado em nós. Contudo, você lembra em que idade começou esse hábito? Lembra se alguém te incentivou? O brasileiro não lê tanto assim e por isso é tão importante incentivar a leitura. E a melhor época para esse incentivo acontecer, é a infância. Darei 3 dicas simples que você pode por em prática com crianças a partir do momento em que ela começar a ler.

HISTÓRIAS COM IMAGENS:

Não adianta colocar um livro de 100 páginas na frente de uma criança de 5 anos, ela irá empacar ali mesmo e irar desprezar a leitura, vendo-a como algo maçante. Minha primeira dica é que comece a incentivá-la com histórias em quadrinhos, contos de fadas, tirinhas. Temos que moldar a imaginação desses meninos, normalmente  imagens chamam bem mais atenção que palavras, juntando esses dois elementos, eles irão ficar ávidos para conhecer histórias.

ESCOLHA ALGO FAMILIAR:

Preste atenção em que tipo de histórias eles gostam. Assistem muitos desenhos? Quais? Quem sabe exista histórias em quadrinhos daquilo que eles tanto admiram. O ideial é que seja o mais familiar possível.

LEIA COM UMA CRIANÇA:

Como você sabe que a criança está lendo e que realmente entendeu a leitura? Lendo com ela, você pode responder perguntas e tirar dúvidas sobre palavras ainda desconhecidas para eles. Ler com eles também pode despertar seu lado crítico, formando uma opinião sobre determinado livro e conversando sobre ele.

Extra*QUAL O MELHOR MOMENTO PARA CRIANÇAS LEREM LIVROS MAIORES E SEM IMAGENS?*

Isso depende muito do desenvolvimento de cada uma, recomendo que apresente livros com imagens de forma gradativa, e quando a criança já estiver familiarizada, mostre outras opções, porém nada grande. Crianças de dez anos irão detestar ler um livro de 100 páginas.

A idade que recomendo é 12 anos, mas depois de muito incentivo. Não pretendemos matar uma criança de tédio forçando-a ler algo que não quer, isso precisa ser algo dela, portanto é tão importante iniciar o incentivo desde cedo.

16 comentários:

  1. Oi Leyanne,

    Acho que ler para uma criança e narrar a história para ela é um jeito muito legal para ensinar eles o mundo da leitura, pois com certeza eles vão ficar curiosos e mais ávidos para querer conhecer mais e mais histórias.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre amei ler mas em compensação o meu irmão detestava. Lembro que quando cresci mais, comecei a juntar dinheiro para comprar alguns livrinhos para ele. Comecei por histórias em quadrinhos do Garfield, parti para O Diário de um Banana, Percy Jackson até finalmente um livro de ficção um pouco mais longo. Não posso dizer que hoje ele é o maior leitor do mundo mas percebi a diferença que fez na vida dele, comprar alguns livros e ir inserindo aos poucos a literatura na vida dele, que hoje já está com 20tão. kkk Mas percebo que hoje as pessoas, principalmente crianças, tem lido cada vez menos e isso me entristece muito.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é essa nossa realidade e por isso sempre digo que temos que incentivar, nós que somos os leitores e também cabe a nós que tomemos a inciativa.

      Excluir
  3. Amei as dicas, leio desde que aprendi a ler e nunca mais parei porque sempre fui bastante incentivada na infância. Adorei a postagem!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha! Isso faz toda a diferença!

      Excluir
  4. Olá, Leyanne.
    Acho que toda criança é diferente uma da outra para criar o hábito da leitura, mas o maior incentivo é ela ver alguém lendo. Eu e meu sobrinho víamos a minha irmã lendo e eramos doidos para apender a ler logo. Tanto que inventávamos os diálogos dos gibis porque a gente não sabia o que estava escrito hehe. E eu com dez anos lia Agatha Christie e Stephen King, por isso disse que cada um é cada um hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, cada um tem um ritmo diferente.

      Excluir
  5. Oi, Leyanne

    Concordo com a Sil. Acho que o maior incentivo é o exemplo, é a criança ver alguém lendo com frequência. Ler junto com elas também é interessante, mas se o hábito de leitura já não for algo comum no nicho familiar daquela criança será algo muito mais trabalhoso.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, e por isso também acho importante incentivar o quanto mais cedo possível.

      Excluir
  6. Oi, Leyanne!
    As dicas são ótimas.
    Nunca tive tanto incentivo para a leitura na minha infância, mas sempre tive interesse próprio por gibis. Acho as dicas super válidas, principalmente a de história com imagens, pois desperta a curiosidade.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção no Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi Leyanne,
    Minha mãe me incentivou com gibis da Turma da Mônica e lendo junto comigo.
    Dar exemplo é um dos maiores segredos.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Leyane!
    As dicas sao mais do que validas. Digo por experiencia propria que aa imagens em livros ajudam muito. Eu nao so comecei lendo hqs e mangas como meu irmao tambem. É excelente.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também comecei assim deu super certo!!

      Excluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]