resenhas

[Resenhas][slideshow]

Sobre sagas: Os Instrumentos Mortais

Olá Leitores!

Amo livros de fantasia e eles costumam ser sagas ou trilogias. Já li algumas sagas que amo muito e quero compartilhar alguns detalhes sobre elas, minha opinião sobre personagens, aspectos curiosos e o que mais me chamou atenção em cada uma delas.
Por isso decidi fazer posts falando sobre sagas que já li. Vou iniciar pela primeira da qual tive contato que foi Os Instrumentos Mortais.

PRIMEIRO CONTATO:

Tive meu primeiro contato com a série a uns 3 anos quando procurava infinitamente pelo gênero literário que me identificava. Gostei muito da sinopse dos livros, queria alguma coisa mais leve para ler e quis experimentar ler um livro de fantasia com esses critérios. Foi amor a primeira página.

TÍTULOS DA SÉRIE:

A saga é formada por 6 livros relativamente grandes. Foram publicados entre 2007 e 2014, aqui no Brasil os livros foram lançados pela Galera Record. Apesar de ter muitos spin-off, os títulos de Os Instrumentos Mortais são:

Cidade dos Ossos;
 Páginas: 476

Cidade das Cinzas;
Páginas: 406

Cidade de Vidro;
 Páginas: 474

Cidade dos Anjos Caídos;
 Páginas: 364

Cidade das Almas Perdidas;
 Páginas: 434

Cidade do Fogo Celestial:
Páginas: 532

A HISTÓRIA:

Narrado em terceira a pessoa, temos uma noção ampliada pela visão de vários personagens. A trama se inicia quando Clary descobre que é uma Caçadora de Sombras (uma metade humana e metade anjo, criada para combater as forças do submundo, como demônios e etc.) ao ver um grupo de adolescentes matar um demônio em uma boate. Ela começa a se adequar a essa nova vida ao mesmo tempo que sua mãe é raptada por seu pai em busca de um artefato importante para os Nephilim.

Clary se apaixona por Jace e essa paixão é reciproca. Mas ao longo dos livros eles sofrem justamente por esse amore por que eles estão no centro do problema. Podemos dizer que a relação deles sofre intercepção de tudo e só nos resta sofrer pelo casal.

PRINCIPAIS ASPECTOS QUE GOSTEI:

LGBT- A série se trata de livros YA (young adult), e a autora insere personagens secundários fascinantes. Ela desenvolve muito bem questões como aceitação, descobrimento de si mesmo.

LATIM- Essa é minha língua favorita e por conta dos Nephilim serem metade anjos, eles utilizam muito o latim. Foi maravilhoso ler esse livro cheio de frases em latim.

PERSONAGENS- A série é repleta de personagens importantes , mas meus preferidos são: Jace e Magnus. Jace é sarcástico e um nephilim muito forte e dicado, enquanto magnus é um feiticeiro que me conquistou desde o primeiro momento. Ele é bixessual e passa a ter uma relação com um nephilim.

RUNAS- Achei bem interessante o fato dos nephilim se fortalecerem através de runas dadas a eles através do anjo que os criou.

VÁRIAS RAÇAS- Gostei muito da autora inserir não somente anjos na trama, como também vários outros seres sobrenaturais, bem como: lobisomens, vampiros, fadas e etc. É um choque de raças e a introdução disso nos livros foi ótima.

RECOMENDADO:

Os Instrumentos Mortais já é uma série bastante falada e você talvez já tenha lido, mas eu ainda sim continuo recomendando para pessoas que amem YA e livros com fantasia urbana e sobrenatural. Claro que os livros também contém muito romance, mas é dotado de temas importantes discutidos.

CONTINUAÇÕES:

A saga não para por aí, ela tem alguns spin-offs e outras séries que vale muito a pena conhecer, mas isso é assunto para outro post.

Já leu a série? Conhecia os livros? Qual seu favorito?

Adquira também os títulos na amazon:

4 comentários:

  1. Olá, Leyanne.
    Eu conheci a série pelas capas hehe. E logo corri comprar os meus. Mas acredita que só li até o quarto livro? Depois parei e fui ler As pecas infernais e nunca mais voltei a ler IM hehe. Meu personagem favorito é o Jace.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaa que pena, vou adorar se continuar, a finalização é ótima e também acho As Peças Infernais ótima!

      Excluir
  2. Nunca li. Acho a série um pouco grande, mas não que isso me impeça de ler. Gostei dos argumentos que você abordou de porque gosta e dos personagens. Gostei.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, mesmo que ainda não tenha lido, eu recomendo.

      Excluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]