resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] A Roda do Tempo: O Olho do Mundo [Livro #1]


Olá Leitores!

Páginas: 800 |Editora: Intrínseca |Autor: Robert Jordan | Ano: 2013


O Olho do Mundo é o primeiro volume de uma fantasia épica composta por quatorze livros. Os livros foram originalmente lançados no EUA entre 1990 a 2011. No Brasil, eles foram traduzidos inicialmente em 2013 pela editora Intrínseca. Desde então, a editora lança mais ou menos um volume por ano.

Essa é uma das minhas fantasias preferidas e para entender o motivo, temos que fazer você conhecer de que se trata o livro. Como estamos acostumados a ver em livros de fantasia, normalmente sempre há uma guerra entre bem e mal. E sempre há o medo do mal prevalecer. Enfim, em A Roda Do Tempo existem todos esses clichês que vocês estão acostumados, porém o bem e o mal presentes na história estão tão emaranhados que é difícil discernir tanto para quem está dentro do livro como para eu e você, meros leitores.

"A Roda do Tempo gira, e Eras vem e vão, deixando memórias que se transformam em lendas."

E se você pensa que só existe guerra política em Game of Thrones, está enganado. Saiba que autores como George R R Martin, e Peter V Brett, tem como livros preferidos, os livros de Robert Jordan. A divergência política e a disseminação do poder são bastante pungentes. O bem e o mal passam ser algo mais do que somente dois pontos distantes.

O enredo fala sobre três principais personagens que vivem em uma aldeia pacata. Todos foram pegos de surpresa pela chegada de estrangeiros, que parecem ser mais que simples viajantes. Depois de um terrível ataque na aldeia, os protagonistas saem de lá junto com os visitantes e encontram coisas que nunca imaginaram. Os três personagens são homens cujos nomes são Rand al'Thor, Perrin Aybara, e Matrin Cauthon. Eles são levados para fora da aldeia pela primeira vez na vida para conhecer muito mais do que pastos e ferragens.



"O girar da Roda do Tempo não tem inícios nem fins. Mas era um início."
Os três jovens estão destinados a grandes feitos e também a muitas aventuras. A história me cativou pela quantidade de detalhes e por ser tão bem feita.

Sendo os personagens principais masculinos, é fácil imaginar que os únicos a roubar a cena são eles. Contudo, posso afirmar que o autor produziu na medida certa personagens femininas fortes e autênticas. Lentamente percebe-se que os três personagens iniciais não são os únicos principais.

O livro é na terceira pessoa, e a cada capítulo um personagem diferente narra. Infelizmente, em 2007, o ano que Robert Jordan lançou o livro 11 da série, ele faleceu. Seu amigo Brandon Sanderson, autor de Mistborn, que concluiu os últimos volumes.

Adquira também seu exemplar na amazon:

9 comentários:

  1. Oi, Leyanne!

    Nunca li nada do autor, mas fiquei bastante interessada, pois adoro fantasia.
    A série é enorme e aparentemente o livro também!

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção de aniversário do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os livros são desse tamanho ou até maiores! Vale a pena conhecer.

      Excluir
  2. Como assim eu não conhecia esse autor tão famoso de fantasia? :O
    Sou muito fã do gênero e a última obra que li d gênero foi Mago de Raymond E Feist. É no mesmo estilo? Vou procurar pra ler. E mais, sempre bom personagens femininas fortes pq nesse estilo literário é bem raro, infelizmente.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta de fantasia vai adorar a série! Ainda não li Mago, mas dizem que é muito bom!

      Excluir
  3. Eu amo livros de fantasia e já ouvi falar muito bem desse autor. Não é à toa que o tio Martin gosta tanto dele também. S2 Que bom que lançaram aqui no Brasil, então já vou procurar a versão em Português. ^^ Uma pena que o autor faleceu, eu acho esquisito quando alguém termina o livro por ele. Parece que começamos lendo um livro e terminamos lendo outro. Espero que o amigo dele tenha tentado manter a linguagem original. Bjks!

    Mundinho da Hanna | Desapega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O estilo do Sanderson é bem parecido com o do Robert Jordan, provavelmente porque cresceu lendo Roda do Tempo (ele diz que é um grande fã). O Brando Sanderson fez um trabalho magnífico terminando a série. São 3 livros excelentes e por mais que dê para sentir um pouco que é outra pessoa escrevendo (principalmente na narração de alguns personagens) é muito pouc, o sabe. E é sabido que o Jordan deixou extensas anotações. Particularmente acho que a única pessoa que teria feito melhor seria o próprio Jordan.

      Excluir
    2. Ainda não li a obra escrita pelo Sanderson, os volumes que ele escreveu são os últimos, mas dizem que segue a mesma escrita original de Robert.

      Excluir
  4. Pelo que pesquisei, vai virar serie de tv. Se seguir a linha dos livros, sera uma dad melhores series de tv.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os livros são incríveis e tem tudo para ser um sucesso :)

      Excluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]